Varizes On line - www.varizesonline.com.br
 

...........................................................................................................................................................
Introdução a varizes
Varizes On line
....................................................

O QUE SÃO VARIZES?

As varizes são veias dos membros inferiores que se dilatam e causam uma alteração no fluxo do sangue que deve fluir desde os pés até chegar ao coração.

Ao invés do sangue ter um fluxo contínuo, devido à dilatação e insuficiência das válvulas que estão dentro das veias, este possui dificuldade em “subir” até o coração.

Esta dificuldade motiva cada vez mais a dilatação das veias. Há um aumento ainda maior na insuficiência das válvulas levando a um aumento nas
causas das varizes, ocorrendo um ciclo vicioso.

Estas veias dilatadas (varizes) estão situadas logo abaixo da pele e algumas vezes podem tornar-se muito volumosas e dilatadas ocasionando sérias complicações.

AVANÇOS NO TRATAMENTO DE VARIZES

Anos atrás havia grande temor pelo tratamento de varizes de membros inferiores. Eles eram difíceis de serem seguidos e apresentavam resultados insatisfatórios. Atualmente temos métodos eficazes como a escleroterapia (aplicações de varizes).

Visualiza-se uma melhora efetiva que não deixam manchas e irritações locais utilizando-se medicamentos esclerosantes (injetados nas varizes).

Atualmente utilizam-se agulhas que tornaram as aplicações bem menos dolorosas. Também pode-se utilizar de técnicas de laser, a qual evoluiu muito e apresentam eficácia comprovada. Entretanto o laser não pode ser utilizado em todos os casos; deve-se analisar cada caso individualmente.

As cirurgias de varizes estão cada vez mais estéticas e a técnica evoluiu para microcortes, deste modo não deixando cicatrizes inestéticas. Pode-se também realizar a retirada das varizes com o uso de agulhas, com anestesia local, sem necessidade de realizar grandes incisões.

Para as cirurgias venosas maiores, com retiradas de veias safenas (safenectomia), pode-se utilizar o método laparoscópico. Esta técnica possui bons resultados e está em processo de evolução.

O diagnóstico das varizes pode ser realizado através do Eco Doppler vascular (ultrassonografia vascular). Este exame é indolor e não é invasivo. Através de uma anamnese (avaliação clínica), pode-se diagnosticar com maior facilidade as diversas patologias vasculares.

Também é necessário que se oriente como prevenir precocemente, pois é ainda a melhor solução. Quando a paciente verificar a presença dos primeiros vasos deve procurar informações imediatas e uma avaliação especializada com seu médico. Mantenha uma periodicidade de visitas com ele para um melhor controle e verificação de seu quadro clínico.

..........................................................................................................................................................